(alguns pontos da linha no estado de São Paulo)
Campinas (Anhumas) 1875, Jaguariúna 1875, Mogi Mirim 1875, Casa Branca 1878, São Simão 1882, Cravinhos 1883, Ribeirão Preto 1883, Igarapava 1915 (–> Minas Gerais)
(alguns ramais)
Jaguariúna 1875, Pedreira 1875, Amparo 1875
Ribeirão Preto 1883, Batatais 1886, Franca 1887, Rifaina 1888
Fundada em 1872 por produtores de café, a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro inaugurou seu primeiro trecho, Campinas – Jaguariúna, em 1875. Anos depois, chegou a Ribeirão Preto e estendeu um ramal para leste. Mais adiante, adquiriu pequenas ferrovias e construiu ramais na região norte do estado de São Paulo e na região sul de Minas Gerais.

Uma das aquisições dessa companhia, em 1967, foi a Estrada de Ferro São Paulo e Minas, criada em 1890 para atender fazendas na região de São Simão e Serra Azul. As duas companhias já pertenciam ao governo paulista, a Mogiana desde 1952 e a São Paulo e Minas desde 1930. Em 1971, a Mogiana passou a fazer parte da Fepasa.
A Companhia Mogiana foi muito importante na região em que atuava. Buscava operar de forma econômica, com bitolas de 0,60 m e de 1,00 m, e com a construção própria de locomotivas a vapor, carros de passageiros, vagões de carga e peças, em sua enorme oficina de Campinas, sem deixar de importar equipamentos.

Site Google Maps – vista aérea atual – antigas oficinas da Companhia Mogiana em Campinas

Nas estações, a CMEF aplicava estilo industrial europeu, muitas vezes em alvenaria aparente e com estrutura metálica para apoiar a cobertura da gare. Havia simplicidade, mas, também elementos decorativos como os lambrequins (ornamentos recortados de madeira ou metal colocados em beirais) e as janelas em arco abatido emolduradas por argamassa.