(alguns pontos da linha)
Araraquara (Bueno de Andrada) 1898, Matão 1899, Taquaritinga 1901, Catanduva 1910, São José do Rio Preto 1912, Mirassol 1933, Votuporanga 1944, Jales 1951, Santa Fé do Sul 1952
Com o consentimento da Companhia Paulista, que tinha a concessão ferroviária da região, a Estrada de Ferro Araraquara foi iniciada por fazendeiros em 1896. No entanto, esses empreendedores acabaram tendo dificuldades financeiras na construção e operação da linha e a venderam, em 1908, a um grupo de engenheiros de São Paulo. Esses engenheiros investiram muito em locomotivas e vagões e se endividaram.
Após falência e problemas de administração da massa falida, a companhia foi encampada pelo governo paulista, em 1919, e iniciou a continuação dos trilhos, de São José do Rio Preto até a margem do rio Paraná. Em 1971, passou a fazer parte da Fepasa.

A EFA teve grande importância para Araraquara. Trouxe a construção de edificações e bairros, empregos e também um clube de futebol.
O clube, Associação Ferroviária de Esportes (AFE), foi fundado em 1950 por um grupo de engenheiros da Estrada de Ferro Araraquara com a intenção de congregar os funcionários. No seu início, recebeu auxílio financeiro da própria companhia e assim levou algum tempo até ser considerado o time de toda a comunidade da cidade de Araraquara.
Outras companhias ferroviárias também deram início a clubes de futebol:
– Nacional Atlético Clube (São Paulo), iniciado em 1903 por funcionários da São Paulo Railway (o nome original era São Paulo Railway Athletic Club, alterado em 1946 quando a companhia foi nacionalizada);
– Paulista Futebol Clube (Jundiaí), iniciado em 1903 por operários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro (o nome original era Jundiahy Foot Ball Club, alterado em 1909);
– Esporte Clube Noroeste (Bauru), fundado em 1910 por funcionários da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.