Rede Ferroviária Federal S.A. – RFFSA
A RFFSA foi criada em 1957 e reuniu 18 empresas:
– Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Estrada de Ferro de Bragança, Estrada de Ferro São Luiz-Teresina;
– Estrada de Ferro Central do Piauí, Rede de Viação Cearense, Estrada de Ferro Mossoró-Sousa;
– Estrada de Ferro Sampaio Correia, Rede Ferroviária do Nordeste, Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro;
– Estrada de Ferro Bahia-Minas, Estrada de Ferro Leopoldina, Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina;
– Rede Mineira de Viação, Estrada de Ferro de Goiás, Rede de Viação Paraná-Santa Catarina;
– Estrada de Ferro Central do Brasil, Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, Estrada de Ferro Noroeste do Brasil.
Posteriormente, incorporou mais 2 empresas:
– Viação Ferroviária do Rio Grande do Sul e Ferrovia Paulista S.A. – Fepasa.
Ferrovia Paulista S.A. – Fepasa
A Fepasa surgiu em 1971, para unificar 5 ferrovias, já então adquiridas pelo governo do estado de São Paulo: Companhia Paulista de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Sorocabana, Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, Estrada de Ferro Araraquara, Estrada de Ferro São Paulo e Minas.
Em 1995, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM assumiu as linhas suburbanas dessa empresa. Em 1998, as outras linhas foram absorvidas pela RFFSA e, no mesmo ano, privatizadas.
A transferência da RFFSA para a iniciativa privada foi realizada entre 1996 e 1998, formando-se várias malhas regionais para o transporte de cargas. A malha ferroviária paulista, atualmente, é administrada pelas concessionárias Ferrovia Centro-Atlântica, MRS Logística e Rumo-ALL.

Patrimônio histórico da RFFSA
Cabe ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN administrar os bens móveis e imóveis de valor histórico e cultural da extinta RFFSA, bem como zelar pela sua guarda e manutenção. O IPHAN adota parâmetros de valoração e inscrição de bens na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário.