
As ferrovias se desenvolveram a partir da invenção da máquina a vapor, utilizada para bombear água. Numa máquina a vapor, o pistão que se movimenta dentro de um cilindro, impulsionado por vapor, foi conectado a uma manivela presa a uma roda para produzir movimento de rotação, usado primeiramente em moendas e guinchos.

Pequenas máquinas a vapor eram transportadas em carrocinhas. O inglês Richard Trevithick teve a ideia de girar as rodas de uma dessas carrocinhas colocando uma máquinas a vapor em funcionamento sobre ela. As pequenas locomotivas assim inventadas passaram a substituir o trabalho de cavalos que puxavam vagões sobre trilhos nas minas inglesas. Não demorou muito e, em 1825, trilhos foram estendidos entre duas cidades na Inglaterra, iniciando as ferrovias.
A história das ferrovias ou do transporte ferroviário de passageiros e cargas vai além das locomotivas, mesmo que elas tenham destaque por envolverem a questão da transformação de energia, passando pelos combustíveis (madeira, carvão e óleo) e pela eletricidade, até a energia mecânica. A história das ferrovias compreende muitos outros objetos, técnica, ciência, tecnologia, infraestruturas, paisagens, pessoas e políticas.
Datas
1712 – Thomas Newcomen, mecânico inglês, inventou a máquina a vapor, aproveitando vapor dentro de um cilindro com pistão para produzir trabalho mecânico.
1769 – James Watt, matemático escocês, aprimorou a máquina a vapor, com câmara de condensação separada e movimento de rotação.
1804 – Richard Trevithick, inglês, desenvolveu um protótipo de locomotiva a vapor.
1822 – Robert Stephenson & Co., companhia inglesa, iniciou a fabricação de locomotivas a vapor.
1825 – Foi inaugurada uma ferrovia de 15 km, entre Stockton-on-Tees e Darlington, na Inglaterra.
1854 – Foi inaugurada uma ferrovia de 15 km, entre Porto da Estrela (baía da Guanabara) e Fragoso (pé da serra da Estrela), no Rio de Janeiro.
1858 – Jean Joseph Lenoir, engenheiro belga, aperfeiçoou o invento do motor a combustão interna.
1867 – Foi inaugurada a linha Santos – Jundiaí da São Paulo Railway com construção iniciada em 1862.
1888 – Mikhail Dolivo-Dobrovolsky, russo-alemão, aperfeiçoou o invento do motor elétrico.
1892 – O motor a diesel foi patenteado na Alemanha por Rudolf Diesel.
1895 – Foi utilizado o primeiro motor elétrico em locomotiva, nos Estados Unidos.
1918 – A empresa americana General Electric iniciou o desenvolvimento de locomotivas a diesel-elétricas.
Exemplos de equipamentos

Esse tipo de locomotiva a vapor – Crampton – foi construído em vários países de 1846 a 1864.
Era utilizada para transporte de passageiros por ter estabilidade e velocidade, obtidas por 2 rodas motrizes, pistão curto e vapor de alta pressão.
Podia conduzir de 12 a 16 vagões (de 100 a 130 toneladas), a 60 km/h. Isolada, pesava 30 toneladas e podia alcançar 120 km/h.

