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História e tecnologia

desenho de locomotiva
Locomotiva a vapor John Fowler & Co. 1867 (Ilustração de Grace’s Guide to British Industrial History)

 

As ferrovias se desenvolveram a partir da invenção da máquina a vapor, utilizada para bombear água. Numa máquina a vapor, o pistão que se movimenta dentro de um cilindro, impulsionado por vapor, foi conectado a uma manivela presa a uma roda para produzir movimento de rotação, usado primeiramente em moendas e guinchos.

pistão em cilindro com manivela e roda
Pistão em cilindro com manivela e roda (Desenho de Wikimedia Commons)

Pequenas máquinas a vapor eram transportadas em carrocinhas. O inglês Richard Trevithick teve a ideia de girar as rodas de uma dessas carrocinhas colocando uma máquinas a vapor em funcionamento sobre ela. As pequenas locomotivas assim inventadas passaram a substituir o trabalho de cavalos que puxavam vagões sobre trilhos nas minas inglesas. Não demorou muito e, em 1825, trilhos foram estendidos entre duas cidades na Inglaterra, iniciando as ferrovias.

A história das ferrovias ou do transporte ferroviário de passageiros e cargas vai além das locomotivas, mesmo que elas tenham destaque por envolverem a questão da transformação de energia, passando pelos combustíveis (madeira, carvão e óleo) e pela eletricidade, até a energia mecânica. A história das ferrovias compreende muitos outros objetos, técnica, ciência, tecnologia, infraestruturas, paisagens, pessoas e políticas.

 

Datas

1712 – Thomas Newcomen, mecânico inglês, inventou a máquina a vapor, aproveitando vapor dentro de um cilindro com pistão para produzir trabalho mecânico.

1769 – James Watt, matemático escocês, aprimorou a máquina a vapor, com câmara de condensação separada e movimento de rotação.

1804 – Richard Trevithick, inglês, desenvolveu um protótipo de locomotiva a vapor.

1822 – Robert Stephenson & Co., companhia inglesa, iniciou a fabricação de locomotivas a vapor.

1825 – Foi inaugurada uma ferrovia de 15 km, entre Stockton-on-Tees e Darlington, na Inglaterra.

1854 – Foi inaugurada uma ferrovia de 15 km, entre Porto da Estrela (baía da Guanabara) e Fragoso (pé da serra da Estrela), no Rio de Janeiro.

1858 – Jean Joseph Lenoir, engenheiro belga, aperfeiçoou o invento do motor a combustão interna.

1867 – Foi inaugurada a linha Santos – Jundiaí da São Paulo Railway com construção iniciada em 1862.

1888 – Mikhail Dolivo-Dobrovolsky, russo-alemão, aperfeiçoou o invento do motor elétrico.

1892 – O motor a diesel foi patenteado na Alemanha por Rudolf Diesel.

1895 – Foi utilizado o primeiro motor elétrico em locomotiva, nos Estados Unidos.

1918 – A empresa americana General Electric iniciou o desenvolvimento de locomotivas a diesel-elétricas.

 

Exemplos de equipamentos

locomotiva Crampton
Locomotiva Crampton (Xilogravura de Albert Jahandier em Amédée Guillemin. La vapeur. Paris: Hachette, 1876.) — (clique para ampliar) —

Esse tipo de locomotiva a vapor – Crampton – foi construído em vários países de 1846 a 1864.

Era utilizada para transporte de passageiros por ter estabilidade e velocidade, obtidas por 2 rodas motrizes, pistão curto e vapor de alta pressão.

Podia conduzir de 12 a 16 vagões (de 100 a 130 toneladas), a 60 km/h. Isolada, pesava 30 toneladas e podia alcançar 120 km/h.

 

desenho de máquina
Máquina para acabamento de rodas Sharp Stewart 1874 (Ilustração de Grace’s Guide to British Industrial History)

 

locomotiva elétrica
Locomotiva elétrica nº 213 da Companhia Paulista (Foto de The Baldwin Locomotive Works. A Baldwin no Brasil 1862-1922. Philadelphia, 1922.)
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