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Estrutura de ferrovias

esquema de pátio ferroviário
Pátio ferroviário (Desenho de Stephen Brown)

 

As ferrovias ou estradas de ferro são um sistema de transporte sobre trilhos. Esse sistema é formado por várias partes, como a via férrea, estações e pátios, material rodante (locomotivas, carros e vagões) e equipamentos diversos.

Cada uma dessas partes exige trabalhos técnicos e de engenharia que foram se modificando, muito ou nem tanto, de 1825 até hoje. Conhecer objetos históricos e atuais permite compreender não apenas as modificações, mas, também, a ciência, a tecnologia e as sociedades na linha do tempo.

 

Partes de uma ferrovia

Via férrea

Formada por infraestrutura e superestrutura ferroviária.

Infraestrutura ferroviária

– obras de terraplenagem, obras de arte corrente (sarjetas, valetas, drenos) e obras de arte especiais (pontes, viadutos, túneis, linhas de energia e comunicação)

Superestrutura ferroviária

– plataforma ferroviária e via permanente

Plataforma ferroviária

É a área aberta para uma ferrovia, que depende da bitola adotada no projeto. Bitola é distância entre as faces internas das duas filas de trilhos. No Brasil, são comuns a bitola larga (1,60 m) e a bitola estreita (1,00 m), que, apesar de ter menor capacidade de tráfego, tem custo de construção menor.

Via permanente

É o conjunto de lastro (superfície de assentamento formada por terra, areia, cascalho ou pedra britada), dormentes e trilhos.

 

Aparelhos de via

São equipamentos ou instalações para a transferência de veículos ferroviários de uma linha a outra.

Aparelho de mudança de via comum

É formado por trilhos de ligação e aparelho de manobra, também chamado de chave ou alavanca.

Aparelho de mudança de via especial

Pode ser um girador ou um carretão.

Girador

É uma bandeja rotatória que pode direcionar os veículos ferroviários para linhas que saem em várias direções a partir do centro do aparelho.

girador de locomotiva
Girador em Jaguariúna com locomotiva a vapor Schwartzkopff de 1927 – ABPF (Foto de Lucas M. Rosa)

(clique para ampliar)

Carretão

É uma espécie de prancha montada sobre trilhos que se desloca lateralmente e assim permite transferir veículos ferroviários entre linhas paralelas.

Triângulo de reversão

É um conjunto de três desvios de linha, interligados em forma de triângulo, que permite inverter o sentido de tráfego de um trem.

trilhos em percurso triangular

Cruzamento

É um aparelho de via que permite a passagem de um trem cruzando outra linha que atravessa seu trajeto. Pode ser reto ou oblíquo e só é instalado em pátios ferroviários.

cruzamentos de via férrea

 

Estações e pátios

São instalações para recepção e despacho de passageiros e cargas.

Estação é uma instalação de parada em cidade ou vila. Pode ser classificada como abrigo (zona rural), parada (de pequeno movimento), estação padrão (com cabine de controle, plataforma, sala de espera e sala de chefia), estação específica para passageiros ou para cargas, estação de integração ou estação central (terminal). Pode ter tanque de água, tanque de armazenamento de combustível e subestação elétrica.

Terminal é um local com instalações e equipamentos para armazenamento, carga e descarga de mercadorias, embarque e desembarque de passageiros e manutenção de trens.

Pátio ferroviário é um conjunto de vias férreas e instalações em espaço delimitado, que serve para a formação ou desmembramento de trens, abastecimento, vistoria e reparo.

 

Material rodante

É todo veículo ferroviário, aquele capaz de se deslocar sobre uma via férrea.

Material de tração são as locomotivas e tratores de linha.

Material de transporte com autopropulsão são as automotrizes e os carros de controle.

Material de transporte rebocado são os carros para passageiros e serviços (restaurante, correio, etc.). São também os vagões, de vários tipos (fechados ou abertos), para transporte de cargas.

carro ferroviário de passageiros
Carro de passageiros HV – 1884
carro ferroviário de passageiros tipo Pullman
Carro de passageiros tipo Pullman CBC – 1891

(Ilustrações – Cortesia de Greg Edwards, Data Sheets, http://grapevine.com.au/~datashet/)

 

sinalização ferroviária

Equipamentos de sinalização

São placas, sinais luminosos e sonoros.

Equipamentos de comunicação

São telégrafos, rádios, telefones e equipamentos de controle de tráfego.

 


Dados resumidos de Borges Neto, Camilo. Manual didático de ferrovias. Universidade Federal do Paraná, Depto. de Transportes, 2012.

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