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Locomotivas

Locomotivas são veículos para a tração de composições de carros ferroviários (para passageiros) ou de vagões (para cargas).

Em função do motor primário, podem ser locomotivas a vapor, a diesel, elétricas ou a diesel-elétricas.

Locomotivas a vapor surgiram a partir de 1825. Depois do desenvolvimento das máquinas a vapor, foi aperfeiçoado, na década de 1890, o motor a diesel, aplicado também em locomotivas. Pouco tempo depois, em 1895, foi utilizado o primeiro motor elétrico em locomotiva.

Motores elétricos podem ser mais potentes que motores a diesel, em locomotivas de mesmo peso, porém, precisam de redes elétricas. Para escapar disso, na década de 1910, os fabricantes de locomotivas iniciaram o desenvolvimento de locomotivas a diesel-elétricas, que têm motor a diesel acionando um gerador, o qual, por sua vez, fornece energia para motores elétricos que movimentam as rodas.

Cada uma das formas de obter energia mecânica para tração de trens envolve problemas ambientais, econômicos e operacionais.

Locomotivas a vapor consomem grande quantidade de madeira ou carvão mineral e produzem poluentes do ar e cinzas. Máquinas a diesel dependem da indústria do petróleo e também produzem poluentes do ar. Locomotivas elétricas exigem instalações especiais ao longo das linhas, como subestações elétricas, fios ou trilhos eletrificados, além da produção de energia elétrica em usinas hidrelétricas ou termelétricas.

Em todo o mundo, a substituição de locomotivas a vapor pelos outros tipos foi feita de forma gradual.

 

Esquema de locomotiva a vapor

esquema de locomotiva a vapor
(Desenho de Wikimedia Commons adaptado por Danilo Leite)

1. Carga de lenha ….. 2. Cabine ….. 3. Apito

4. Fornalha ….. 5. Recolhimento de vapor ….. 6. Chaminé

7. Pistão movido a vapor ….. 8. Bomba de ar do freio ….. 9. Freio

 

http://museusferroviarios.net.br/wp-content/uploads/som_saida_trem_transport_archive.mp3

Som – partida de trem com locomotiva a vapor (Arquivo de Transport Archive – uso educacional neste site)

 

http://museusferroviarios.net.br/wp-content/uploads/som_apito_trem_transport_archive.mp3

Som – apito de locomotiva a vapor (Arquivo de Transport Archive – uso educacional neste site)

 

Classes

As locomotivas a vapor, a diesel e elétricas, assim como os carros e vagões, foram agrupados em classes, que indicavam o design e outras características. Havia variação no sistema de classificação das muitas companhias ao redor do mundo, contudo, para as locomotivas a vapor, o arranjo das rodas era um item sempre considerado.

Exemplos de arranjo de rodas de locomotiva a vapor
0-2-2 _Oo
2-2-2 oOo
2-4-2 oOOo
4-2-0 ooO_
4-4-4 ooOOoo

locomotiva 2-4-2
Modelo de locomotiva 2-4-2 (Desenho de Southern Models)

Nas locomotivas a vapor, nem todas as rodas são motrizes, algumas servem como suportes e estabilizadores.
Locomotivas a diesel e elétricas têm configuração de rodas mais uniforme e todas são motrizes.

Exemplos de classe

locomotiva 79
Locomotiva Beyer Peacock para trem de passageiros – 79 – 4-4-0 – 1887
locomotiva O(446)
Locomotiva Baldwin para trem de passageiros – O(446) – 4-6-0 – 1891
locomotiva Alco 40
Locomotiva Alco 40 – A1A-A1A – 1951

(Ilustrações – Cortesia de Greg Edwards, Data Sheets, http://grapevine.com.au/~datashet/)

 

Grandes fabricantes

Baldwin Locomotive Works (fundada em 1831) – Estados Unidos
A Baldwin, empresa de Philadelphia, Pennsylvania, foi a maior fabricante de locomotivas a vapor do mundo.
Foi fundada por Matthias W. Baldwin, um joalheiro que, em 1830, construiu uma miniatura de locomotiva a vapor inglesa para um museu. Foi tão bem sucedido na miniatura que logo recebeu encomenda para construir uma máquina em tamanho real.
Em seguida, o sucesso da companhia se deveu a boa gestão e aplicação de engenharia com qualidade. Após a crise econômica mundial da década de 1930, a produção diminuiu e, por fim, cessou em 1956.

Sharp Stewart & Company (fundada em 1852) – Reino Unido
A Sharp Stewart foi, além de fabricante de locomotivas, uma grande produtora de máquinas para fabricação de equipamentos ferroviários.

Beyer Peacock & Company (fundada em 1854) – Reino Unido
Entre vários outros modelos, a Beyer Peacock construiu as locomotivas Garrat, desenvolvidas pelo engenheiro britânico Herbert William Garrat. Articuladas em 3 partes, com a caldeira na parte central e 2 máquinas a vapor nas pontas, as locomotivas Garrat eram apropriadas para estradas com curvas.
Em 1949, a Beyer Peacock se associou com a Metropolitan-Vickers Electrical Company para projetar e construir locomotivas elétricas, exportando muitas para o Brasil no início da década de 1950.
A Metropolitan-Vickers teve o nome anterior de British Westinghouse e esteve associada a British Thomson-Houston, formando a Associated Electrical Industries em 1928. A empresa AEI participou dos grandes projetos de eletrificação de ferrovias no Brasil, entre 1929 e 1930.

American Locomotive Company (fundada em 1901) – Estados Unidos
A ALCO, empresa de Schenectady, New York, disputou mercado com a Baldwin e, após 1930, associada a General Electric, se destacou com a produção de locomotivas a diesel e a diesel-elétricas.

 

Alguns outros fabricantes de locomotivas importadas para o Brasil foram: Davenport Locomotive Works, Vulcan Foundry Company, Henschel & Son e Hohenzollern Works Company.

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