
Objetos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana
Sistemas de controle foram desenvolvidos em linhas ferroviárias com tráfego nos dois sentidos para evitar a colisão de trens.
Os primeiros sistemas de controle de tráfego utilizavam tickets ou bastões que eram entregues aos maquinistas como autorização para percorrer um determinado trecho de linha.
Aparelhos elétricos com chaves na forma de discos foram desenvolvidos por Edward Tyer em 1878. Em 1888, Webb & Thompson, da London & North Western Railway, desenvolveram um aparelho com chaves na forma dos costumeiros bastões. Esses instrumentos tinham, também, telégrafo ou telefone acoplado.
Cada estação utilizava dois instrumentos, um para controlar o trecho à direita e outro, para o trecho à esquerda.
Após a autorização dada pelo chefe da estação de destino, um bastão era retirado do instrumento na estação de origem. Somente um bastão podia ser retirado do equipamento, num determinado momento, e o maquinista só podia entrar no trecho da ferrovia a percorrer depois de receber o bastão correto.
O chefe da estação de destino acionava o instrumento para fornecer corrente elétrica ao seu par na estação de origem. Isso permitia a retirada do bastão do aparelho, antes da partida. Nova retirada só era possível após a colocação do bastão no aparelho da estação de destino.