Museus Ferroviários

SP

  • Blog
  • Mostra de objetos
  • Home
  • Museus ferroviários
  • Antigas companhias
  • História e tecnologia
  • Trens e estações
  • Referências
>>> Home / Mostra / Aparelhos de bastão

Aparelhos de bastão

26/01/2016 por super_admin

aparelhos de bastão para controle de tráfego em ferrovias
(clique para ampliar)

Objetos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

Sistemas de controle foram desenvolvidos em linhas ferroviárias com tráfego nos dois sentidos para evitar a colisão de trens.

Os primeiros sistemas de controle de tráfego utilizavam tickets ou bastões que eram entregues aos maquinistas como autorização para percorrer um determinado trecho de linha.

Aparelhos elétricos com chaves na forma de discos foram desenvolvidos por Edward Tyer em 1878. Em 1888, Webb & Thompson, da London & North Western Railway, desenvolveram um aparelho com chaves na forma dos costumeiros bastões. Esses instrumentos tinham, também, telégrafo ou telefone acoplado.

Cada estação utilizava dois instrumentos, um para controlar o trecho à direita e outro, para o trecho à esquerda.

Após a autorização dada pelo chefe da estação de destino, um bastão era retirado do instrumento na estação de origem. Somente um bastão podia ser retirado do equipamento, num determinado momento, e o maquinista só podia entrar no trecho da ferrovia a percorrer depois de receber o bastão correto.

O chefe da estação de destino acionava o instrumento para fornecer corrente elétrica ao seu par na estação de origem. Isso permitia a retirada do bastão do aparelho, antes da partida. Nova retirada só era possível após a colocação do bastão no aparelho da estação de destino.

Procurar no site

Tweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Outras informações

Notícias
SISEM-SP
Condephaat
Iphan
Arquivo do Estado - Ferrovias
Estações Ferroviárias do Brasil

logotipo ACAM Portinari
logotipo SISEM-SP
logotipo Governo do Estado de São Paulo-SEC
  • Login
  • Intranet
  • Mapa do site

© 2015–2023 · Todos os direitos reservados - Créditos e privacidade