Patrimônio ferroviário
O patrimônio ferroviário é formado por coleções de equipamentos e documentos de ferrovias, locomotivas, carros de passageiros e vagões de cargas, instalações e antigas estações ferroviárias, conhecimentos e costumes.
Nesta seção são apresentadas informações sobre trens antigos em linhas turísticas ou expostos em museus, estações preservadas no estado de São Paulo e associações civis que, juntamente com órgãos públicos, lidam com a preservação de patrimônio.
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Patrimônio industrial
Patrimônio ferroviário pode ser enquadrado como um tipo de patrimônio industrial, que compreende edifícios e maquinaria, equipamentos, ferramentas, documentos textuais, estruturas, infraestruturas de energia e transporte, áreas e paisagens, que são evidências passadas ou atuais de processos de extração de matérias-primas, transformação e produção de bens.
O patrimônio industrial reflete a conexão entre os ambientes cultural e natural, pois os processos industriais – antigos ou modernos – dependem de fontes naturais de matéria e de energia. Inclui aspectos tangíveis (imóveis e móveis) e intangíveis, como os conhecimentos técnicos, a organização do trabalho e dos trabalhadores, o complexo social e o legado cultural que molda a vida das comunidades, sociedades e do mundo em geral (The International Committee for the Conservation of the Industrial Heritage – TICCIH).
O TICCIH – Comitê Internacional para a Conservação de Patrimônio Industrial, em seu documento que tem o título Princípios de Dublin (The Dublin Principles), também expressa que o patrimônio industrial é fonte de informação e aprendizagem. Contém informações que devem ser comunicadas em suas múltiplas dimensões, geográficas, históricas e de movimentos sociais, e com a demonstração das invenções relacionadas ao desenvolvimento técnico e científico.