Em várias cidades paulistas, também de outros estados brasileiros, antigas estações ferroviárias abrigam centros culturais ou instituições similares. É uma forma de promover a preservação de edifícios que são parte do patrimônio histórico. Contudo, as restaurações e intervenções devem partir de estudos históricos e arquitetônicos e os usos devem ser regrados, tanto para inserção destas edificações no cotidiano das comunidades como para salvaguardar seus significados para as gerações futuras.
Americana
antiga estação, de 1912, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Andradina
antiga estação, de 1937, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, tombada pelo CONDEPHAAT
Assis
antiga estação, de 1926, da Estrada de Ferro Sorocabana
Brodowski
antiga estação, de 1894, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro

Campinas
antiga estação, de 1872 ampliada até 1930, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tombada pelo CONDEPHAAT
Catanduva
antiga estação, de 1948, da Estrada de Ferro Araraquara
Descalvado
antiga estação, de 1883 reformada em 1912, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, tombada pelo CONDEPHAAT
Hortolândia
antiga estação, de 1917, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Jaguariúna
antiga estação, de 1945, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Mogi das Cruzes
antiga estação, de 1933, da Estrada de Ferro Central do Brasil
Monte Alegre do Sul
antiga estação, da década de 1890, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, com locomotiva Beyer Peacock de 1910

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Nova Odessa
antiga estação, de 1929, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Pederneiras
antiga estação, de 1913, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Pedregulho
antiga estação, da década de 1900, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro
Pirassununga
antiga estação, de 1911, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Rafard
antiga estação, de 1906, da Estrada de Ferro Sorocabana, com locomotiva Davenport
Santa Bárbara D’Oeste
antiga estação, de 1917, da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Santos
antiga estação, de 1936, da Estrada de Ferro Sorocabana
São Paulo
antiga estação Júlio Prestes, de 1938, da Estrada de Ferro Sorocabana, atual Sala São Paulo e sedes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura – SP, tombada pelo CONDEPHAAT
São Simão
antiga estação Bento Quirino, de 1902, da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, abriga o Memorial Ferroviário Alberto de Oliveira (Estrada de Ferro São Paulo e Minas)