Tombamento
O tombamento é um ato administrativo que tem o objetivo de preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental. São bens imóveis, centros históricos, bairros, bens móveis (como coleções de arte ou objetos históricos) e áreas naturais.
Tombar, nesse caso, significa registrar um bem que deve ser preservado em livro de tombo de um órgão federal, estadual ou municipal.
O órgão federal responsável pelo tombamento de bens é o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na esfera estadual, em São Paulo, o órgão é o CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).
No estado de São Paulo, muitos municípios têm instâncias participativas para preservação de patrimônio. Veja lista de alguns destes conselhos.
O Sistema Nacional de Cultura estabelece que os municípios devem criar um Conselho Municipal de Política Cultural, responsável pela formulação das diretrizes gerais da política cultural e pelas decisões referentes ao desenvolvimento da cultura local, à proteção do patrimônio e ao incentivo às artes. Conselhos de Patrimônio podem ter seus nomes e atribuições alterados, passando a tratar de política cultural como um todo. Os municípios podem também criar um Conselho Municipal de Política Cultural, com papel central, e manter o Conselho de Patrimônio já existente, estabelecendo as atribuições de cada um e as conexões entre eles.
Patrimônio ferroviário tombado – SP – CONDEPHAAT e/ou IPHAN
Andradina
Estação Ferroviária de Andradina
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – estação de 1937
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 42 de 16/07/2012 – site SEC/SP
A construção reúne, num único edifício, diferentes funções para passageiros e cargas, incluindo uma praça de acesso.
Está em uso como espaço cultural.
Araçatuba
Conjunto Ferroviário de Araçatuba
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – conjunto iniciado na década de 1900
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 43 de 16/07/2012 – site SEC/SP
O conjunto é formado por oficina de locomotivas e casa de engenheiro (de 1921).
A antiga casa abriga o Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon.
Avaré
Estação Ferroviária de Avaré
Estrada de Ferro Sorocabana – estação de 1939
Edificação valorada como patrimônio cultural ferroviário – IPHAN
É edifício retangular, com elementos decorativos, que fez parte da modernização das linhas da EFS na década de 1930.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.
Bananal
Estação Ferroviária de Bananal
Estrada de Ferro de Bananal – estação de 1889
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: de 10/07/1974 – site SEC/SP
A Estrada de Ferro de Bananal foi encampada pela Estrada de Ferro Central do Brasil em 1918.
Todas as partes do edifício desta estação desmontável foram fabricadas na Bélgica. Tem estrutura de aço revestida com placas duplas ajustadas por parafusos. As esquadrias e pisos são em pinho de Riga.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.

(clique para ampliar)
Botucatu
Conjunto Ferroviário de Botucatu
Estrada de Ferro Sorocabana – conjunto iniciado na década de 1880
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 91 de 11/10/2012 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (de 1934), largo da estação, armazém de cargas, oficinas e vila ferroviária, com edificações de vários tipos e técnicas de construção.
Está em processo de restauração para abrigar espaço cultural.
Cachoeira Paulista
Estação Ferroviária de Cachoeira Paulista
Estrada de Ferro Central do Brasil – estação de 1877
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 12 de 18/04/1982 – site SEC/SP
Esta estação fez parte da Estrada de Ferro Dom Pedro II, depois denominada Estrada de Ferro Central do Brasil.
O grande edifício atendeu ao comércio de café da região e a construção utilizou ferro e madeiramento de pinho de Riga.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.

Caieiras
Conjunto Ferroviário de Caieiras
São Paulo Railway – conjunto iniciado na década de 1880
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 87 de 18/10/2011 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (da década de 1890), armazém de cargas e vila ferroviária. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Cajamar
Acervo da Estrada de Ferro Perus-Pirapora
Estrada de Ferro Perus-Pirapora – companhia iniciada em 1914
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 05 de 19/01/1987 – site SEC/SP
Este acervo contém linha férrea, oficinas, material rodante e equipamentos de apoio. A linha férrea ia da estação Perus, da antiga São Paulo Railway, até a estação Gato Preto, em Cajamar.
Está aos cuidados do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural.
Campinas
Estação Ferroviária de Campinas
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – estação de 1872 ampliada até 1930
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 09 de 15/04/1982 – site SEC/SP
Esta estação foi construída em estilo gótico-vitoriano, seguindo os padrões arquitetônicos ingleses do século XIX. Em 1884, foi concluído o seu corpo central, e, até 1930, foram feitas as duas alas laterais. Ocorreram algumas reformas posteriores, com cobertura do acesso principal e instalação de estrutura metálica no teto da plataforma.
Está em uso como espaço cultural.
Cruzeiro
Estação Ferroviária de Cruzeiro
Estrada de Ferro Central do Brasil – estação da década de 1880
Edificação valorada como patrimônio cultural ferroviário – IPHAN
Foi ponto de partida da Estrada de Ferro Minas – Rio, que passava pelo túnel da Mantiqueira.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.
Cruzeiro
Rotunda
Estrada de Ferro Oeste de Minas – rotunda de 1930
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 47 de 02/09/1988 – site SEC/SP
Edificação valorada como patrimônio cultural ferroviário – IPHAN
É edifício em forma de semicírculo, com trilhos até um girador no pátio, que abrigava trabalhos de manutenção de locomotivas.
Está em uso pela prefeitura municipal.
Descalvado
Estação Ferroviária de Descalvado
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – estação de 1883 reformada em 1912
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 09 de 22/01/1987 – site SEC/SP
Tem construção em alvenaria de tijolos com uma grande cobertura em estrutura metálica, recortada, que avança sobre a plataforma.
Está em uso como espaço cultural.
Franco da Rocha
Conjunto Ferroviário de Franco da Rocha
São Paulo Railway – conjunto iniciado na década de 1880
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 74 de 19/08/2011 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (da década de 1900), caixa de água e vila ferroviária. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está aos cuidados da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Guaratinguetá
Estação Ferroviária de Guaratinguetá
Estrada de Ferro Central do Brasil – estação de 1914
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 68 de 17/12/1982 – site SEC/SP
O projeto arquitetônico desta estação tem influência da arquitetura inglesa vitoriana. Construída em alvenaria de tijolos aparentes, tem telhado de ardósia, janelas e portas em arco pleno, acabamento decorativo nas cimalhas e quatro relógios na torre.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.
Jundiaí
Conjunto de Edificações e Bens Móveis
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conjunto da década de 1900
Patrimônio cultural ferroviário – Tombamento IPHAN 2001
É um grande conjunto de edificações, em tijolos aparentes, construído para as oficinas da Companhia Paulista.
Está em uso pela prefeitura municipal e parte do conjunto abriga o Museu da Companhia Paulista.
Jundiaí
Estação Ferroviária de Jundiaí
São Paulo Railway – estação da década de 1890
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 53 de 13/06/2011 – site SEC/SP
Foi construída com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Louveira
Conjunto Ferroviário de Louveira
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conjunto iniciado na década de 1870
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 41 de 16/07/2012 – site SEC/SP
O conjunto é formado por cabine de controle, estação (de 1915), armazém de cargas, oficinas, vila ferroviária e subestação elétrica, com edificações de alvenaria e grandes estruturas de ferro, como na gare da plataforma da estação.
Está em processo de restauração para abrigar espaço cultural.
Mairinque
Estação Ferroviária de Mairinque
Estrada de Ferro Sorocabana – estação de 1906
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 46 de 28/10/1986 – site SEC/SP
Patrimônio cultural ferroviário – Tombamento IPHAN 1998
O projeto para a construção desta estação foi elaborado, em estilo art nouveau, pelo arquiteto Victor Dubugras. Foi a primeira obra em concreto armado do Brasil. A edificação está entre duas linhas férreas, com acesso às plataformas através de um túnel sob os trilhos.
Está em processo de restauração para abrigar espaço cultural e o Museu do Ferroviário, com acervo da Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária – AMPF.

Piquete
Estação Ferroviária de Piquete
Estrada de Ferro Lorena-Benfica – estação de 1906
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 09 de 21/01/2014 – site SEC/SP
A Estrada de Ferro Lorena-Benfica se tornou ramal da Estrada de Ferro Central do Brasil na década de 1920.
Na arquitetura desta estação, se destacam os lambrequins e a plataforma simples. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi ocupada pelas tropas paulistas para o controle da produção de uma fábrica de pólvora.
Está em uso pela prefeitura municipal.
Piraju
Conjunto Ferroviário de Piraju
Estrada de Ferro Sorocabana – conjunto da década de 1900
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 12 de 27/03/2013 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (de 1908), projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, armazéns e vila ferroviária com casas geminadas.
Está em processo de restauração para abrigar espaço cultural.
Piratininga
Conjunto Ferroviário de Piratininga
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conjunto da década de 1900
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 30 de 10/06/2013 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (de 1905), caixa de água, armazéns e vila ferroviária.
Está em uso pela prefeitura municipal.
Ribeirão Pires
Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pires
São Paulo Railway – conjunto iniciado na década de 1880
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 89 de 18/10/2011 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (da década de 1890), armazém de cargas e vila ferroviária. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Ribeirão Preto
Estação Barracão
Companhia Mogiana de Estradas de Ferro – estação da década de 1890
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 31 de 07/05/1982 – site SEC/SP
Edificação valorada como patrimônio cultural ferroviário – IPHAN
O edifício tem planta retangular com prolongamento das águas da cobertura sobre a plataforma, em um dos lados. A construção é em tijolos aparentes, de procedência inglesa.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.
Rio Claro
Estação Ferroviária de Rio Claro
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – estação de 1911
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 64 de 14/11/1985 – site SEC/SP
Em estilo arquitetônico eclético, esta estação tem elementos do tipo neoclássico marcantes, como os frontões triangulares e curvos e as janelas em vergas retas e curvas.
Está em uso pela prefeitura municipal.
Rio Grande da Serra
Conjunto Ferroviário de Rio Grande da Serra
São Paulo Railway – conjunto iniciado na década de 1860
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 76 de 19/08/2011 – site SEC/SP
O conjunto é formado por cabine de controle, estação (da década de 1890), caixas de água e armazém de cargas. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Santa Rita do Passa Quatro
Estação Ferroviária de Santa Rita do Passa Quatro
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – estação de 1899
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 17 de 23/05/1981 – site SEC/SP
Tem planta retangular e foi construída com tijolos, telhas e estruturas de ferro importados. As esquadrias são em pinho de Riga e a cobertura de folhas de zinco cobre também a plataforma.
Abriga o Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu.
Santo André
Conjunto Ferroviário de Paranapiacaba
São Paulo Railway – vila iniciada em 1860
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 37 de 30/09/1987 – site SEC/SP
Patrimônio cultural ferroviário – Tombamento IPHAN 1987

A vila de Paranapiacaba foi implantada para os trabalhadores da companhia que construiu a linha ferroviário entre as cidades de Santos e Jundiaí. Tem características urbanísticas e arquitetônicas marcantes, com influências inglesas. A parte alta da vila se desenvolveu para comércio e serviços. A parte baixa era residencial, destinada aos funcionários da ferrovia.
O tombamento incluiu a vila ferroviária, a parte alta, a ferrovia e seus equipamentos, a paisagem e ambiente da Serra do Mar, com cabeceiras de rios.
É núcleo turístico do município de Santo André. Uma das edificações abriga o Museu Tecnológico Ferroviário (Museu do Funicular) e a linha turística Trem dos Ingleses, aos cuidados da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – Regional São Paulo. A antiga casa de engenheiro abriga o Museu Castelo.
Santos
Estação Ferroviária do Valongo
São Paulo Railway – estação de 1867
Edificação em processo de tombamento – CONDEPHAAT
Tem arquitetura de influência inglesa da época vitoriana e foi desativada da função original em 1996.
Abriga a Secretaria Municipal de Turismo de Santos.
São José do Rio Pardo
Ponte Metálica
Companhia Mogiana de Estradas de Ferro – ponte de 1901
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 11 de 09/05/1986 – site SEC/SP
Construída sobre o rio Pardo, tem estrutura de ferro assentada sobre pilares de alvenaria.
É ponto turístico do município de São José do Rio Pardo.
São José do Rio Preto
Estação Ferroviária de São José do Rio Preto
Estrada de Ferro Araraquara – estação de 1941
Edificação valorada como patrimônio cultural ferroviário – IPHAN
Fez parte da ampliação e modernização das linhas da EFA nas décadas de 1930 e 1940.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.
São Paulo
Conjunto Ferroviário de Jaraguá
São Paulo Railway – conjunto da década de 1890
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 75 de 19/08/2011 – site SEC/SP
O conjunto é formado por cabine de controle, estação e vila ferroviária. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
São Paulo
Conjunto Ferroviário de Perus
São Paulo Railway – conjunto de 1867
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 88 de 18/10/2011 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação, armazém de cargas e vila ferroviária. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
São Paulo
Estação do Brás
São Paulo Railway – estação da década de 1890
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 22 de 03/05/1982 – site SEC/SP
Esta estação substituiu antiga parada existente desde 1867. O edifício tem arcadas construídas com tijolos aparentes e a cobertura da plataforma, com estrutura metálica, é dividida em módulos, cada um deles com três águas.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
São Paulo
Estação Júlio Prestes
Estrada de Ferro Sorocabana – estação de 1938
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 27 de 08/07/1999 – site SEC/SP
Este grande edifício foi projetado pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves e possui alguns vitrais de autoria de Conrado Sorgenicht, escadarias de mármore e peitoris em ferro fundido. Atualmente, abriga a Sala São Paulo e as sedes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura – SP.
A plataforma de passageiros está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
São Paulo
Estação da Luz
São Paulo Railway – estação de 1901 ampliada em 1946
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 25 de 05/05/1982 – site SEC/SP
Patrimônio cultural ferroviário – Tombamento IPHAN 1976
Em 1867, foi construída a primeira estação ferroviária no bairro da Luz. Dez anos depois, engenheiros ingleses iniciaram o projeto desta grande estação e as obras foram iniciadas em 1886. Foi construída em alvenaria de tijolos combinada a estruturas metálicas, com materiais importados da Inglaterra. Após incêndio em 1946, foi acrescentado mais um pavimento numa das alas do edifício principal.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.

Sumaré
Conjunto Ferroviário de Sumaré
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conjunto de 1916
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 04 de 06/02/2013 – site SEC/SP
Subestação elétrica do conjunto – Edificação valorada como patrimônio cultural ferroviário – IPHAN
O conjunto é formado por estação, caixa de água, subestação elétrica, vila de engenheiros e postes de iluminação. Representa o pioneirismo da Companhia Paulista na eletrificação ferroviária brasileira.
Está aos cuidados da prefeitura municipal.
Valinhos
Conjunto Ferroviário de Valinhos
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conjunto iniciado na década de 1870
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 98 de 23/10/2013 – site SEC/SP
O conjunto é formado por estação (de 1913), armazém de cargas e casa número 1. A arquitetura da estação é exemplar na utilização de ferro na construção de gare ferroviária.
Abriga o Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto.

Várzea Paulista
Conjunto Ferroviário de Várzea Paulista
São Paulo Railway – conjunto da década de 1890
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 86 de 18/10/2011 – site SEC/SP
O conjunto compreende a estação, armazém de cargas e vila ferroviária, que registra a forma de moradia associada ao segmento de ferroviários. Foi construído com técnicas trazidas pelos ingleses, com uso de alvenaria de tijolos e de ferro fundido.
Está em uso pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM.
Vinhedo
Conjunto Ferroviário de Vinhedo
Companhia Paulista de Estradas de Ferro – conjunto iniciado na década de 1870
Resolução de Tombamento CONDEPHAAT: 40 de 16/07/2012 – site SEC/SP
O conjunto é formado por cabine de controle, estação (da década de 1900) e vila ferroviária. Representa o partido simplificado adotado pela Companhia Paulista em seus edifícios pioneiros.
Está em processo de restauração para abrigar espaço cultural.