Campinas e Jaguariúna
Viação Férrea Campinas-Jaguariúna
Entre Campinas e Jaguariúna, a ABPF – Regional Campinas opera um trem turístico, com locomotiva a vapor (maria fumaça) ou a diesel, em trecho de 24 km da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro com 6 estações: Anhumas, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguariúna.
Atendimento: sábados e domingos, das 10 h às 16:30 h; em dias úteis, com agendamento para grupos
Estação Ferroviária de Anhumas
Avenida Dr. Antônio Duarte da Conceição, s/n
13091-606 Campinas SP
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – Regional Campinas
Site ABPF – Campinas

Guararema
Trem de Guararema
A composição deste trem turístico tem uma locomotiva a vapor, a maria fumaça 353 apelidada de Velha Senhora, fabricada nos EUA pela The Baldwin Locomotive Works em 1927, e três carros de passageiros da década de 1930. O percurso vai da estação Guararema (Central) até a estação Luís Carlos (Luiz Carlos), em antigo trecho de 6,8 km da Estrada de Ferro Central do Brasil, com ida e volta em 2 horas e meia.
Atendimento: sábados, domingos e feriados; partidas às 10 h e às 15 h
Estação Ferroviária Central
Rua Dr. Falcão, 4
08900-000 Guararema SP
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF
Site ABPF – Guararema
Paraguaçu Paulista
Trem Turístico e Cultural Moita Bonita
A composição deste trem turístico tem uma locomotiva a vapor, apelidada de Dona Lina, fabricada em Bristol, Inglaterra, no ano de 1879, e dois carros de passageiros. O percurso segue de Paraguaçu Paulista até o distrito de Sapezal, antigo trecho da Estrada de Ferro Sorocabana, com ida e volta em 3 horas.
Atendimento: sábados e domingos
Estação Ferroviária de Paraguaçu Paulista
Avenida Miguel Deliberador, s/n
19700-000 Paraguaçu Paulista SP
Prefeitura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista
Site Prefeitura de Paraguaçu Paulista
Pindamonhangaba e Campos do Jordão
Trem Turístico de Pindamonhangaba e Campos do Jordão
Há vários percursos com diferentes composições, extensões, horários e tarifas na linha de 47 km da Estrada de Ferro Campos do Jordão. As passagens podem ser compradas nas estações de Pindamonhangaba e de Campos do Jordão.
Na estação de Pindamonhangaba, há um Centro de Memória Ferroviária, que apresenta a história da EFCJ exibindo móveis, ferramentas, mapas, registros de trabalho e outros documentos.
Atendimento: horários variados, conforme o percurso escolhido
Estação Ferroviária de Pindamonhangaba
Rua Martin Cabral, 87
12400-020 Pindamonhangaba SP
Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo
Site Estrada de Ferro Campos do Jordão

Santo André (Paranapiacaba)
Trem dos Ingleses e Museu Tecnológico Ferroviário
Na vila de Paranapiacaba, a ABPF – Regional São Paulo opera um trem turístico em ramal de 1 km dentro do pátio do Museu Tecnológico Ferroviário (Museu do Funicular). O trem é tracionado por uma locomotiva a vapor (maria fumaça) Sharp Stewart nº 10, fabricada na Inglaterra em 1867.
O Museu Tecnológico Ferroviário apresenta objetos da antiga São Paulo Railway e preserva também a locomotiva nº 15, fabricada em 1865, a segunda mais antiga locomotiva do Brasil.
Atendimento: museu – sábados e domingos, das 10 h às 16 h; em dias úteis, com agendamento para grupos / passeio de trem – domingos, das 10 h às 16 h
Museu Tecnológico Ferroviário
Rua Direita, 10
09150-230 Paranapiacaba Santo André SP
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – Regional São Paulo
Site ABPF – São Paulo
São Paulo
Trem dos Imigrantes
Na cidade de São Paulo, a ABPF – Regional São Paulo opera um trem turístico, com locomotiva a vapor (maria fumaça), em ramal de 1 km no bairro da Mooca, ao lado do Museu da Imigração. Em seu pátio operacional e administrativo, há outras locomotivas, vagões e equipamentos históricos.
Atendimento: sábados e domingos, das 11 h às 16:30 h; em dias úteis, com agendamento para grupos
Embarque
Rua Visconde de Parnaíba, 1253 (oficina da CPTM)
03164-300 São Paulo SP
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF – Regional São Paulo
Site ABPF – São Paulo
São Paulo
Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Trajeto Luz-Jundiaí
Realizado aos sábados, com partida às 8:30 h na estação da Luz e retorno às 16:30 h na estação de Jundiaí. Utiliza locomotiva da década de 50 e a estrada de ferro implantada em 1867 pela São Paulo Railway. O percurso, ida ou volta, leva cerca de 1 h e 30 min.
Trajeto Luz-Mogi das Cruzes
Realizado no segundo sábado de cada mês, com partida às 8:30 h na estação da Luz e retorno às 16:30 h na estação de Mogi das Cruzes. Utiliza a estrada de ferro implantada em 1877 pela antiga Estrada de Ferro São Paulo – Rio de Janeiro ou do Norte, depois incorporada pela Estrada de Ferro Central do Brasil. O percurso, ida ou volta, leva cerca de 1 h e 30 min.
Trajeto Luz-Paranapiacaba
Realizado aos domingos, com partida às 8:30 h na estação da Luz e retorno às 16:30 h na estação de Paranapiacaba. Há parada para embarque e desembarque na estação de Santo André. Utiliza locomotiva da década de 50, dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil naquela mesma época e a estrada de ferro implantada em 1867 pela São Paulo Railway. O percurso de 48 km, ida ou volta, leva cerca de 1 h e 30 min.
Estação da Luz
Praça da Luz, s/n
01120-010 São Paulo SP
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Site Expresso Turístico CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM é uma empresa de economia mista, ligada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo. Foi formada a partir da Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU e da Ferrovia Paulista S.A. – FEPASA. Suas 6 linhas atendem 22 municípios, contando com 92 estações. Integra-se com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô em vários pontos da cidade de São Paulo.